21jan 2018

Investir certo é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. É ter a certeza que o retorno esperado vai acontecer. Muitas pessoas pensam que para investir certo é preciso ter muitos recursos. Isso não é verdade. É preciso conhecer o que realmente importa para investimento em cada momento.

Hoje quando você vê o seu negócio, na sua opinião, qual é o seu investimento mais importante?

Leia com carinho este artigo. Você pode se surpreender.

Quando você pensa em montar o seu negócio, começa a idealizar uma série de coisas. Logo pensa no nome da empresa, contrata um profissional para criar um logotipo, idealiza como será o ambiente, procura um bom ponto comercial, monta um plano de negócios (eu espero que você não tenha esquecido desse poderoso aliado).

Tudo isso é muito importante e bacana. É uma fase única de aprendizado, sonhos, muito trabalho e expectativas.

Mas talvez alguns empreendedores se esqueçam do primeiro e um dos mais importantes investimentos que deve fazer no seu próprio negócio. Você saberia qual é?

Vou dar uma dica. Não é nada material.

O primeiro investimento do seu negócio deve ser em você, empreendedor, idealizador, pensador e dono do negócio. Garanto a você que o melhor plano de negócios do mundo somado ao melhor ponto comercial, com uma excelente proposta não proporcionará o resultado que você espera se você como empreendedor não estiver preparado para pensar e agir como empresário.

Por isso, invista em você. Busque cada vez mais conhecimento técnico sobre gestão e também sobre a sua área de atuação. Procure programas sérios sobre liderança e estratégia. Procure participar de grupos com outras pessoas que tenham o mesmo pensamento e vontade de crescer que você tem, ainda que em áreas totalmente diferente da sua. Troque experiência. Aprenda com quem já fez ou está fazendo. Compartilhe o que você sabe.

Neste momento, você estará melhorando e desenvolvendo uma nova visão sobre o seu negócio, ganhará muito mais confiança para tomar decisões na hora certa, para enfrentar a sua concorrência e também para trabalhar com muito mais criatividade e inovação.

Vejo muitas pessoas com recursos financeiros para investir em negócios que acabam não prosperando porque em momentos decisivos, faltou a atitude de tomar uma decisão estratégica pensando em resultados a médio e longo prazos.

Quando você trabalha o seu desenvolvimento comportamental e técnico como empreendedor está se preparando para ter uma nova visão sobre o seu negócio. É o que eu costumo chamar do engarrafamento visto de cima.

Imagine um engarrafamento daqueles que você olha para todos os lados e não vê saída. Ouve no rádio do seu carro que a fila tem vários quilômetros. Você quase se desespera porque está preso naquela situação com tantas outras pessoas. Por outro lado, se você estiver passando pelo mesmo engarrafamento de helicóptero, por exemplo, terá a dimensão exata do tamanho da fila, mas na sua frente não tem ninguém impedindo a sua passagem. Isso é ver o engarrafamento de cima. Ele está ali, mas não afeta você.

O conhecimento e a preparação são o seu helicóptero. O engarrafamento é o mercado e todos os seus concorrentes enfrentando os desafios de quem está no mesmo nível da rua.

Estamos ainda vivendo um momento  de crise econômica. Muitas empresas fecharam enquanto outras cresceram e muito. Empresas do mesmo segmento. Tenha a certeza que a diferença estava na gestão. No comportamento do gestor, na estratégia, na visão de mercado desenvolvida.

Procure conhecer a história de empresas consagradas no mercado como a Netflix, a Air BNB e Uber.

Enquanto a Netflix cresceu e se agigantou no mundo apostando no desenvolvimento da tecnologia e no seu acesso que mudaria o comportamento de milhões de consumidores, a sua concorrente e gigante Blockbuster manteve-se com a mesma postura no mercado. Enquanto uma cresceu, a outra decretou falência. Mérito para os gestores da Netflix que tiveram a sensibilidade de acompanhar os avanços tecnológicos e se prepararam com o tempo.

Em plena crise econômica dos Estados Unidos, a Uber e o Air BNB foram criados. Anos depois conquistaram o mundo e são duas das empresas mais valiosas do planeta. Mais uma vez os gestores fazendo a diferença. Encontram soluções de serviços em meio a crise econômica quando o consumo é pequeno.

Inspire-se. O mais bacana é que ainda dá tempo de acertar. Sempre dá tempo. Lembre-se sempre que você é o investimento mais importante para o seu negócio crescer. Cuide você.

03jan 2018

Muitas pessoas sabem exatamente quais são os seus objetivos, onde querem chegar. Mas ainda assim, com toda essa clareza, são poucos os que de fato conseguem conquistar resultados desejados do ponto de vista pessoal e profissional.

Quando se gerencia pessoas, talvez este desafio seja ainda maior. Você precisa engajar e comprometer todo um grupo em função de um objetivo.

A dificuldade em concretizar metas e conquistar objetivos está diretamente relacionada com a nossa dificuldade em elaborar um planejamento e o executar.

Continue reading

28nov 2017

Quando você lê o título deste artigo pode estranhar e até mesmo não gostar. Afinal, sugere que estou falando sobre comércio no ambiente educacional. Mas calma. Tenha paciência e leia até o final.

Cada vez mais é preciso que gestores, professores, coordenadores e equipe administrativa compreendam que junto a uma instituição de ensino com a sua mais nobre missão transformadora, existe uma empresa.

Continue reading

14nov 2017

Pela primeira vez desde 2009,  presenciamos a queda no número de novas matrículas no ensino superior brasileiro. Você sentiu e todo o mercado também. MAS NÃO É SÓ ISSO. É preciso compreender este cenário e acertar nas estratégias de captação, afinal ele não vai mudar muito para 2018. Eu preparei para você um roteiro com dicas práticas para ajudar neste trabalho.

Continue reading

07nov 2017

Nesse momento que as suas preocupações estão voltadas para pagamento de 13º salário, férias e captação de alunos e eu venho perguntar como você vê a sua instituição daqui a 5 anos? Pergunta inoportuna? De forma alguma.

Tudo, absolutamente tudo o que você faz hoje vai impactar diretamente no seu futuro. Isso pode significar o seu crescimento ou não. Se você não pensa muito sobre esse assunto, esse é o momento certo. Cada receita que você consegue gerar é um combustível para o seu futuro. Cada despesa deve ser bem planejada para construir os alicerces que você precisa.

Daqui a 5 anos ou até mesmo 1 anos, começa hoje. Começa agora.

Continue reading

  • 1
  • 2